terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Regras essenciais para uma Vida com Qualidade


Viver uma vida equilibrada, saudável e feliz tem se tornado um sonho de consumo para muitos. Na rotina agitada das grandes cidades nunca se falou tanto em qualidade de vida, mas também nunca se sentiu tanto falta deste tema tão enfatizado.
Para considerar o aspecto qualitativo da vida, devemos rever as nossas ações rotineiras básicas e essenciais como respirar, dormir, comer, pensar e movimentar. Estas ações simples merecem atitudes e escolhas conscientes. Infelizmente acabamos por priorizar as contas a pagar, tarefas a cumprir, responsabilidades no trabalho, na família, etc. Estes são aspectos importantes e necessários sim, mas não damos conta que as questões rotineiras essenciais ligadas à saúde física, mental, emocional e espiritual acabam passando despercebidas.  A qualidade das nossas atividades rotineiras e essenciais, ou seja, a qualidade da nossa respiração, alimentação e pensamentos irão influenciar em todas as outras ações que colocamos em primeiro lugar. 
Um grande sábio disse que passamos metade da vida estragando o nosso corpo, para passar a outra metade concertando. Se você se identifica com esse perfil, o convite é acreditar que sempre a tempo de reeducar o nosso corpo, mente e emoções. Conecte-se  ferramentas que te proporcionam auto conhecimento, saúde e bem estar como yoga, meditação, terapias naturais, massagem, leitura, ou seja,  caminhos que te auxiliam a viver uma vida com mais saúde, motivação e leveza.
As dicas abaixo não são novidade para ninguém, lembre-se que aprendemos por repetição e reflita sobre estas regrinhas essenciais para se viver com muita qualidade.  Afinal de contas cuidar de si não é egoismo e sim um ato de generosidade. Quando estamos bem internamente e com saúde temos muito a ofertar para todos aqueles que nos relacionamos.
Hidrate-se
A água é o néctar da vida. Nosso corpo é composto de cerca de dois terços de água. No interior das células e nos tecidos que as rodeiam há abundância de água. É por meio dela que se processa a absorção dos nutrientes pelas células, é ela que refrigera o organismo e ajuda os rins a expulsarem as matérias tóxicas do sangue.  Sem água não há vida, portanto discipline-se e inclua seis a oito copos de água em sua rotina diária.
Respire com Consciência
Respirar é viver. Você pode viver muitos dias sem se alimentar, alguns poucos sem água, e poucos minutos sem oxigênio. A maioria das pessoas não aproveita a capacidade dos seus pulmões, acabam executando uma respiração curta e insuficiente para levar aos pulmões o oxigênio necessário para a total purificação das células e do sangue. Uma dica é começar a prestar mais atenção na respiração, pare por cinco minutos diários, pode ser ao acordar, ou antes, de dormir, e leve toda a sua atenção para a respiração. Inspire e expire lenta e profundamente, começando pela parte baixa dos pulmões, a respiração abdominal, na seqüência você expande as costelas e por último o peito. Ao exalar, elimine todo o ar dos seus pulmões. Assim você vai educando os seus pulmões a ampliar a sua capacidade. 
Pratique uma Alimentação Saudável
Não precisa saber muito para perceber o valor de uma mesa rica em alimentos integrais, grãos, sementes, castanhas, frutas e verduras. Só de imaginar já associamos estes alimentos com saúde e vitalidade. Ele contém um valor extraordinário de enzimas, minerais e vitaminas. Portanto, é essencial priorizar os alimentos funcionais, ou seja, qualquer alimento que tenha um impacto positivo na sua saúde, em seu desempenho físico e mental. Além dos aspectos nutricionais, nos alimentamos da força vital encontrada nos alimentos, o que os hindus chamam de prana, que é encontrado principalmente nas frutas, vegetais, leguminosas e castanhas na forma mais natural, ou seja “cru, que são os chamados alimentos vivos. O estado emocional durante a refeição também é muito importante,  estar com calma e tranquilidade no momento das refeições, comer com angústia e raiva pode tornar-se muito indigesto.
Mexa-se
Muitos são os benefícios promovidos pela prática de atividades físicas. Dance, caminhe, pratique Yoga...encontre a atividade que você se identifica e que e traga alegria e prazer . Os exercícios trazem vitalidade, estimulam o metabolismo, oxigenam as células, melhoram o tônus muscular e emagrecem. Além de tudo isso, ao exercitar-se você produz um precioso hormônio, a endorfina. Esta além de amenizar e até eliminar dores, gera uma sensação de bem-estar e otimismo, a ponto de reduzir a fome compulsória em pessoas obesas e a ansiedade em pessoas tensas. Mas lembre-se, uma regra básica para se ter qualidade de vida é fazer tudo com moderação, exageros não promovem saúde.
Durma Bem
Todos sabem que dormir é essencial, mas muitos não se perguntam como anda a qualidade deste sono. Muitas vezes dormimos carregando as tensões vividas num dia intenso, e o resultado é acordar com mau humor e cansaço no dia seguinte. Esta pessoa dormiu, mas não descansou. É importante se ter qualidade durante o sono, por isso vá se preparando antes de dormir. Desligue-se do trabalho, realize a última refeição pelo menos duas horas antes de dormir, vá abaixando os batimentos cardíacos, ou seja, não realize nenhuma atividade que traga agitação. E se possível durma cedo.
Mente Sã
A maneira que pensamos pode influenciar imediatamente nossas atividades celulares. Portanto a nossa saúde é influenciada pelos pensamentos. A mente se deixa atrair por coisas vistas ou ouvidas e que assim são criadas flutuações ou ondas de pensamentos que nos desconectam de nossa verdadeira essência. Cada pensamento gera um sentimento que aprisiona o “Eu” no passado ou no futuro, em algo que aconteceu ou que poderá acontecer. Se tivermos pensamentos bons, sentimos-nos felizes, pensamentos ruins trazem tristezas. Os nossos pensamentos criam nossa realidade. Estamos pensando todo o tempo, a mente está em flutuações constantes, portanto tenha uma atitude positiva perante a vida, encare positivamente os desafios da vida, acorde sorrindo e agradecendo por mais um dia, e valorize os momentos que te trazem alegria e prazer pela vida.
      


Michele Chow: Naturóloga, professora de Yoga e Wellness Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário