quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Está na hora de praticar os nossos valores!


Uma frase fantástica foi deixada por aquele que conseguiu a libertação do seu país, isto  através de duas ações que parecem utopia, ahimsa - não violência e satya -verdade. Mahatma Gadhi nos deixou vários ensinamentos, como por exemplo a frase“ Seja você a mudança que queira ver no mundo”.  Citação de simples entendimento e de grande responsabilidade.  Compreendo que não se remete a grandes mudanças,  e sim a pequenas mudanças do dia-a-dia. É ilusório e traz sofrimento criar expectativas de que somos os salvadores do mundo. A contribuição profunda acontece a partir do nosso exemplo, do que temos escolhido, da forma que usamos as nossas palavras, como nos relacionamos, como nos alimentamos, o que consumimos e como trabalhamos. O que realmente importa não é o que fazer, mas como fazer.
Como um amigo sueco me disse que falar é bem fácil e a palavra é de graça. Realmente um recurso totalmente free. Mas a grande questão é o quanto o nosso discurso é realmente praticado? O quanto estamos buscando Ser os valores que acreditamos?
É concordável que não temos grandes exemplos como Gandhi em nossa política. É bem fácil reconher a corrupção e  xingar os políticos de vários nomes, culpar o sistema. Características que já estamos cansados de saber.  É claro, a responsabilidade é do outro, assim temos todo o direito de reclamar. Olhar fora é facinho, o difícil é enxergar o corrupto, o ingrato, o cruel que habita em nós, assim como, fazer algo para mudar.  
Morando fora do país aprendemos a valorizar as nossas riquezas, infelizmente isso acontece quando estamos longe. Mas algo eu me dei conta, o nosso povo anda com a auto estima um tanto baixa, pois aqueles que mais falam mal do nosso país são os próprios brasileiros. E nesse processo de aprender a valorizer o que temos, me dei conta que existem muitas pérolas das mais valiosas em nosso país. Não falo de beleza e recursos naturais que de fato são lindos, mas me refiro a pessoas, seres que fazem a diferença por ser inteiras no que fazem. A um João que planta café com todo seu amor, é um Adão que trabalha com muita disciplina ofertando alimento ao próximo, a Maria que encanta por trazer beleza e harmonia para o lar. Pessoas que não tem nenhum mestrado ou doutorado, mas um amor incrível pela vida e experiência prática respeitáveis. Basta abrir os olhos para enxergar todos os presentes que a vida nos oferta. E é claro,como dizia o sábio, devemos buscar em nós a mudança que queremos ver no mundo.
Por Michele Chow

Nenhum comentário:

Postar um comentário