quarta-feira, 2 de março de 2011

Ashtanga Vinyasa Yoga



O ashtanga vinyasa yoga é caracterizado pela execução fluida de posturas (asanas) sincronizadas com a respiração (vinyasa). A seqüência é praticada de forma lógica e equilibrada onde as posturas estão encadeadas de tal forma que a primeira prepara a seguinte, sendo a seguinte uma compensação da anterior.

A primeira série é chamada yoga chikitsa (yoga terapia). Consiste na desintoxicação do corpo e da mente. As posturas executadas nesta série são na sua maioria de anteflexão que promovem o estiramento da coluna vertebral e a pressão controlada dos órgãos abdominais. Esta série promove a mobilidade da coluna e o bom funcionamento geral promovendo uma desintoxicação orgânica que se faz sentir na melhora do sistema digestivo e excretor.

A prática de ashtanga visa o controle das flutuações da mente. Ao integrar o corpo e a mente desenvolve-se a capacidade de meditar, e estar mais presente e consciente. Sente-se então uma enorme sensação de paz e tranqüilidade que com o tempo é transferida para todas as áreas da vida.

Para que a prática seja segura e se torne eficaz é necessário aprender a respiração correta (ujjayi pranayama), os drishtis (foco ocular), bandhas (contração de determinados pontos do corpo) e vinyasa (coordenação dos movimentos com a respiração).

As aulas são supervisionadas pelo professor individualmente, que dita a forma correta de se executar as posturas de acordo com o nível de flexibilidade do aluno fazendo com que o mesmo aprenda de forma gradual e segura. É importante salientar que o aluno deve observar a sua própria prática no sentido de respeitar suas limitações avançando gradualmente através da dedicação.

O ashtanga vinyasa yoga deve ser praticado com total atenção e desapego para não cair nas armadilhas do ego. Quando o foco se torna “fechar” as posturas a qualquer custo, as lesões são inevitáveis. Por isso é necessário que a prática seja personalizada, feita com calma e amor, e adaptada para cada tipo de aluno. 


Rosangela Castellari

ro.aryoga@gmail.com
tel: 11 99124905

Rosangela dá aulas de Ashtanga Vinyasa Yoga no estilo Mysore, método tradicional transmitido individualmente a cada aluno, respeitando seus limites e restrições, em que cada praticante executa as seqüências fixas de posturas no seu ritmo, sincronizadas de acordo com a contagem de sua própria respiração, sempre com supervisão do professor.

Dia 14 de março inicia as aulas de Ashtanga Vinyasa Yoga estilo Mysore com a Professora Rosangela Castellari que acaba de retornar de uma viagem de estudos na India. Horários: 2ª, 4ª e 6ª, das 7h às 9h. Uma aula para aquecer o corpo e a alma! Reserve a sua vaga 36720322

Nenhum comentário:

Postar um comentário